
TIPOGRAFIA
AGNONE
2021 - ESPM | Tipografia
Orientado por Luciano Cardinali
O projeto teve como objetivo desenvolver uma família tipográfica serifada para textos, na versão regular e bold
O processo se iniciou com uma folha em branco, pena e nanquim. A experimentação e o processo foram tão importantes quanto o resultado final e após muitas manchas de nanquim, as experimentações que mais agradavam foram escolhidas para o refinamento a lápis com papel manteiga.




No processo a lápis, os tipos foram criando personalidade e pude escolher qual seriam suas especificidades, eixo, contraste e remates.
A partir dos desenhos das letras no papel, a vetorização foi o próximo passo, onde foi possível refinar e padronizar a família tipográfica criando uma identidade entre todas as letras e acentuando suas particularidades.
ABCDEFGHIJKLMN OPQRSTUVWXYZ
abcdefghijklmn
opqrstuvwxyz
1234567890!?[(*)]/“‘,.;:-
NMLKJIHGFEDBA
ZYXWVUTSRQPO
nmlkjihgfedcba
zyxwvutsrqpo
-:;.,“‘/[(*)]?!0987654321

Agnone é um tipo romano para textos. Suas hastes são terminadas com serifas lapidares bem acentuadas com pontas quebradas, remates nas curvas em forma de bico com ângulos marcados e cumes inclinados no topo dos caracteres. Seus traços são modulados por um contraste médio, agregando elegância às letras. A fonte leva o nome da cidade natal de minha avó, pequeno povoado no sudoeste italiano.

Cartaz da fonte Agnone